terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carta Manifesto do Grupo de Trabalho dos Resíduos Sólidos, presidida pelo deputado Joe Valle (PSB)


Carta Manifesto

GT Resíduos Sólidos Frente Parlamentar Ambientalista

Prezados colaboradores,

O gabinete do Deputado Distrital Joe Valle vem trabalhando desde fevereiro de 2011 por uma Brasília Sustentável, entre outros eixos de atuação, constituímos o GT de Resíduos Sólidos da Frente Parlamentar Ambientalista do DF.

Com ampla participação da sociedade civil organizada, setor empresarial, universidades e órgãos do GDF, avançamos na elaboração de uma Política Distrital de Resíduos Sólidos adaptada à realidade do DF. A Política Distrital está espelhada na Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos - que estabelece as diretrizes para uma gestão integrada de resíduos sólidos, desde sua origem até a destinação final, passando por diversas etapas, organizações envolvidas e uso de tecnologias que garantam uma adequada destinação de resíduos. Uma política moderna que promove a inclusão social, o incentivo à novas tecnologias, geração de renda e redução dos impactos ambientais negativos da inadequada destinação de resíduos.
A Política Distrital de Resíduos Sólidos está em processo de aprovação na CLDF e o objetivo da Frente Parlamentar Ambientalista do DF é finalizar 2012 com uma Política Distrital aprovada que de suporte legislativo para a devida implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no DF.

Com dificuldades, a SEMARH vem se empenhando para cumprir o estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Licitação do Aterro Sanitário para destinação de rejeitos, desativação do Lixão, construção de centros de triagem e operação conjunta com as cooperativas de catadores de recicláveis, entre outras medidas.

Entretanto, a Secretaria de Governo do Distrito Federal apresentou no mês passado uma proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a Gestão de Resíduos totalmente incompatível com o processo que vem sendo construído dentro do próprio governo, uma incoerência e afronta ao trabalho dos últimos 2 anos realizado pelo GT de Resíduos Sólidos da Frente Ambientalista que conta com a participação ativa da sociedade, bem como da própria SEMARH. A proposta de PPP, da forma que vem sendo conduzida, sem transparência e com deficiente conteúdo apresentado, fere os princípios de uma gestão participativa e democrática, exclui os grupos sociais envolvidos e depõe contra a eficiência do Estado, a responsabilidade e a economicidade do gasto de recursos públicos.

Na PPP em questão, além da população que deverá pagar mais pelo serviço de limpeza urbana sem necessidade, os Catadores de materiais recicláveis serão um dos principais segmentos afetados. Estamos apoiando o Movimento SOS Catadores para que a sociedade de Brasília acompanhe e fiscalize ativamente o que vem acontecendo na Gestão de Resíduos no DF e não se cale perante a descabida proposta de privatização da PPP de resíduos. Haverá audiência pública marcada pela Secretaria de Governo para apresentar uma proposta de PPP que não está clara e propõe 30 anos de gestão privada dos resíduos. Em reunião do GT de Resíduos Sólidos, realizada na CLDF com a presença de mais de 30 organizações envolvidas na gestão de resíduos do DF, foi aprovada por unanimidade a suspenção da PPP de resíduos. 

Compareçamos na audiência pública marcada para dia 12 de novembro às 14hs no auditório do Museu da República para manifestar ao GDF a nossa posição e colaborarmos para um DF mais justo, transparente e sustentável.

Somos gratos por sua adesão no SOS Catadores,

Atenciosamente,
 
Rafael Poubel -
Coordenação GT de Resíduos Sólidos
Frente Parlamentar Ambientalista do DF
Assessoria Gabinete Deputado Joe Valle